quinta-feira, abril 08, 2004

Ontem sinto que conseguirei...

Existem três coisas que talvez sejam os maiores conflitos do ser humano: passado, presente e futuro. As dificuldades pra lhe dar com qualquer um desses três estados de tempo é extremamente grande e as consequências dos nossos atos, sempre em relação a eles, maiores ainda, já que são eles que nos guiam para qualquer caminho que seja.

O difícil é escolher este caminho. Mas basta ter em mente um simples fato: o passado passou e o futuro nunca estará ao nosso alcance. Não se tira disso a idéia de que devemos ignorar o que está atrás de nós e, muito menos, seguir em frente olhando para o chão. Trata-se de uma visão em que, para seguir nosso caminho - que certamente haverá precipícios, paredões a serem transpostos, rios a serem atravessados e monstros que nos machucarão - devemos levar conosco uma pequena bagagem que contenha tudo o que aprendemos ao longo da vida e que nos servem para alguma coisa, sem tentar ter certeza do final da trilha. Devemos segui-la nos preocupando apenas com os obstáculos que irão surgindo, o que podemos fazer para superá-los e com aquilo que nos faz sentir bem naquele momento.

Olhar para o futuro não significa planejá-lo, mas seguir em frente de acordo com o que se passa no agora.

Dois motivos: para que nosso caminho não se torne mais conturbado e, simplesmente, pela vida ser "noves fora zero".

Não entendeu?
Dou a palavra a Epicuro e Clarice, respectivamente. Vai de você tirar sua conclusão:

"Quem menos sente a necessidade do amanhã, mais alegremente se prepara para a alegria do amanhã. Recordemos que o futuro não é nem nosso nem de todo não nosso, para não ter que esperá-lo como se estivesse por vir, nem para nos desesperarmos como se ele não viesse de modo algum".

"...vivemos exclusivamente no presente pois sempre e eternamente é o dia de hoje e o dia de amanhã será um hoje, a eternidade é o estado das coisas neste momento".

Não tenha medo de apenas viver e não procure por certezas, pois elas não existem.

Bom feriado a todos.

15:44 +